Domingo, 26 de Fevereiro de 2017

Dicas úteis para a realização da prova

Cada pessoa tem uma maneira própria de se organizar e fazer uma prova, porém há determinadas condutas que, de maneira geral, podem auxiliar no desempenho dos candidatos.

A partir do momento em que o exame tem início é imprescindível manter a calma para ter concentração e obter um bom resultado. Obviamente, a prova será complexa, uma vez que foi formulada de modo a avaliar seus conhecimentos, mas para você a prova representa a estrada que o(a) levará para uma nova vida e não deve ser considerada um empecilho.

Concentre-se somente na sua prova e em você mesmo, não deixe que candidatos sentados próximos ou mesmo o fiscal absorvam sua atenção.

Ao ler as questões, não se esqueça de respeitar seus limites; se costumar cansar rápido é melhor resolver as questões com cálculos primeiro, para não correr o risco de errá-los por falta de concentração. Geralmente os textos de provas de concursos públicos referem-se a várias questões. Uma alternativa para otimizar o tempo é ler as questões inicialmente e depois o texto, já que, muitas vezes, não é necessária a compreensão integral do texto para respondê-las.

Ainda que a preocupação com o tempo seja constante durante toda a prova, não se apresse no sentido de se liberar rápido. É sempre apropriado repassar as questões já resolvidas, via de regra há tempo para isso. É importantíssimo reservar um tempo razoável para preencher o cartão resposta, se fizer isso com pressa pode errar séries inteiras de questões. Seja sempre objetivo! No período de realização da prova sua meta é acertar as questões. Se, ao começar a resolver a prova, deparar-se com muitas questões difíceis, não entre em pânico. A prova é igual para todos os candidatos àquele cargo.